fale conosco
RECICLASA - NOVOS USOS PARA ANTIGOS MATERIAIS

Em 2005 fomos indicados pelo Renato Kamp, da RKF Consultoria, para desenvolver um projeto para a IBM focado no reaproveitamento e reciclagem dos materiais. Com a colaboração da Pólita Gonçalves (Curadoria de Reaproveitamento), Amélia Zaluar (Curadoria de Artes), e Roberto Coutinho (Arquiteto), desenvolvemos a RECICLASA - uma casa totalmente construída, mobiliada, decorada e equipada com objetos retirados do lixo.

Sob a forma de exposição, entre 2006 e 2007 o projeto frequentou galerias e endereços famosos pelo Brasil, como o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, onde estreou, o Centro Vergueiro, em São Paulo, o Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, o Jardim Botânico, em Curitiba e o Instituto dos Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro.

Também promovia Oficinas, Cursos e Palestras, além de promover um Seminário sobre os 3 Rs em parceria com o IAB e a Comlurb.
Passou por 12 cidades e finalmente a Reciclasa foi doada para a Cidade de Hortolândia, em São Paulo, onde foi instalada como estrutura permanente no Parque de Ensino Socioambiental Irmã Dorothy Stang.

A casa promoveu a primeira discussão sobre a ressignificação do lixo no Brasil, deu início a diversos programas de ensino e comunicação e recebeu do IAB o Premio de Urbanidades no ano de 2008.

Clique na capa para baixar um pdf com o Livro / Catálogo da Reciclasa - Novos Usos para Antigos Materiais