fale conosco

A Caravana da Cultura foi criada para estimular a leitura fora do ambiente escolar. Nosso desafio era fazer com que as pessoas se interessassem pelos livros e suas narrativas, e fossem busca-los nas bibliotecas de suas cidades.

Em 1993 nós começamos a usar as bibliotecas volantes como pano de fundo para pequenos espetáculos ao ar livre, em praças e comunidades cariocas, com contadores de histórias, mágicos, palhaços e peças de teatro.

 
Do primeiro espetáculo, na Praça Xavier de Brito, na Tijuca (Rio de Janeiro), onde Benita Prieto contou histórias e o Grupo Hombu apresentou Ou isso ou aquilo, baseada na obra de Cecília Meirelles, até o seu encerramento, em 2001, a Caravana percorreu mais de 600 cidades brasileiras.

Integravam o Programa 35 atores e 20 profissionais de apoio, entre técnicos, capatazes e motoristas. Transportavam 40 toneladas de equipamento e viajavam a bordo de uma frota, com ônibus, carreta, caminhão de som e batedores.

Também passaram pela Caravana vários grupos teatrais, como As Marias da Graça, Os Parlapatões, GiramundoTeatro de Anônimos entre outros.

Alguns de seus integrantes ganharam projeção internacional nos circos europeus e no canadense Cirque de Soleil. Outros se tornaram empresários de circo aqui no Brasil.

Aqui você pode viajar um pouco com a nossa Caravana, a original.

Veja os figurinos da Caravana da Cultura no Flickr clicando diretamente na imagem ao lado

Scan0004.jpg

Veja um álbum da Caravana da Cultura no Flickr clicando diretamente na imagem ao lado

Capa cd.jpg