
A Academia Brasileira de Letras lançou um concurso de microcontos com até 140 caracteres - mesmo limite utilizado no serviço de microblogs Twitter. Para participar da competição, os interessados devem ser seguidores do perfil da ABL no Twitter (@Abletras) e enviar seus microcontos para o e-mail academia@academia.org.br, acompanhado por seu perfil no serviço, nome, endereço e telefone. O tema dos trabalhos é livre.
Pessoas de todas as faixas etárias poderão participar, exceto Acadêmicos, funcionários da ABL e familiares. A Academia dará prêmio aos três primeiros classificados, considerando na avaliação da comissão julgadora o uso correto das normas gramaticais, como coerência, coesão e ortografia. Os microcontos escolhidos serão expostos no Portal da ABL, assim como no Abletras.
Cada participante só pode enviar um microconto. O prazo para a participação é até 30 de abril, sendo que os três vencedores serão divulgados em 1º de julho. Os escolhidos terão seus microcontos expostos no site da ABL e no perfil da instituição no Twitter. Além disso, o primeiro lugar receberá um Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP); o segundo lugar ganhará um minidicionário escolar; e o terceiro lugar receberá um minidicionário da Língua Portuguesa de Evanildo Bechara.