Voltar

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

olimpiada_de_lingua_portuguesa

Foi lançada ontem, 02 de Março, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), a segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. As secretarias de educação e os professores interessados em participar podem fazer as inscrições até o dia 14 de Maio pelo site do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária ).

O tema dessa edição é “o lugar que eu vivo”, crianças e jovens matriculados em turmas do quinto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio podem participar com textos dos gêneros poesia, memórias, artigos de opinião e, novidade este ano, crônica.  O tema deve estar presente em todos os gêneros.

O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A primeira edição, realizada em 2008, alcançou seis milhões de alunos.

O modelo da olimpíada é bianual. Nos anos ímpares, há formação de professores e, nos pares, o concurso. Durante o ano de premiação, os professores recebem material de apoio para a realização de oficinas com os alunos em sala de aula.

Tags: , ,

5 comentários para “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”

  1. Mary Solange Rodrtigues de Souza disse:

    Gostaria de saber como faço para inscrever meu filho nessa olimpíada,pois na escola em que ele estuda já tentei me informar mas não obtive nenhuma resposta. Desde ja agradeço.Mary Solange.

  2. bernardete maria soave largura disse:

    Prezados organizadores,
    Sei como um trabalho como esse, de fundamental importancia para a educaçao, foi desenvolvido com carinho por voces.Participei de uma oficina para conhecer o P.Q.BRASIL, apesar de ja ter “FUTUCADO” ESSE MATERIAL COM MEUS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO EM. Como na minha escola funcionam três turnos, na medida do possivel, gostaria de receber, pelo menos mais uma caixa com o jogo.e dos demais materiais Acreditando no sucesso dessa OLP, envio-lhes meus cumprimentos.

    Atenciosamente

    Bernardete

  3. Ana Leda disse:

    Olá, Estamos desenvolvendo em nossa escola todos os passos, afim dos resultados da olimpíada sairem a contento. Sobretudo, uma maleta é insuficiente para trabalhar nos três turnos e passar por todos os professores e suas respectivas turmas cadastradas na olimpíada, embora que a escola tenha lançado como estratégia um rodízio do material. Portanto, gostaríamos de receber mais maletas contendo o material mencionado, pois dessa forma o sucesso estará assegurado tanto para alunos e professores ganham, bem como a olimpíada.

  4. Barbara disse:

    Estou muito satisfeito de participar dessa olimpiada.
    Obrigado por essa chance.

  5. Erik disse:

    Essas olimpiadas estão me ajudando muito até agora .
    Obrigado por tudo !

Deixe um comentário

Colunas | Depoimentos | Escritores e suas obras | Fórum | Publicações | Recomendados | Teoria da Leitura
Aprenda com o Leia Brasil | Trabalhando a leitura | Consultoria | Nossos Programas | Quem somos | Contato
Copyright © 2009 Leia Brasil todos os direitos reservados
| Termos de uso | Politica de Privacidade